segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Os índios antes do Brasil de Carlos Fausto - publicado pela Jorge Zahar Editor




Carlos Fausto é professor do Programa de pós-Graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em seu livro “Os índios antes do Brasil” publicado pela Jorge Zahar Editor, encontramos muitas novidades científicas sobre a história dos índios na Amazônia, antes da “descoberta” em 1500.
Já na introdução, o autor nos provoca impelindo para que possamos nos imaginar como um dos membros da expedição de Colombo em 1492. Se na ocasião tivéssemos tempo para conhecer toda a América do Sul o que veríamos?
Esta é uma obra de fácil acesso aos iniciantes dos cursos de História e aos professores de Ensino Fundamental e Médio do país.
A partir da leitura desse livro podemos observar o quanto a Ciência e a História trabalham com verdades provisórias pois o autor explica que, há apenas quarenta anos, os pesquisadores acreditavam que o povoamento indígena da Amazônia, antes de Cabral, era disperso e constituído por aldeias pequenas. No entanto, estudos mais aprofundados das crônicas dos viajantes dos séculos 16 e 17 juntamente com a investigação de sítios arqueológicos mostraram que essa concepção estava errada.
O autor aponta para outros indícios nos mostrando ainda através das crônicas como era a economia destes povos.
Os sítios arqueológicos confirmam a impressão deixada pelas crônicas de que a Amazônia foi mais do que um ambiente de povoamento indígena disperso e constituído por aldeias pequenas, ou seja, ela foi um ambiente de numerosas e complexas civilizações indígenas. Muito antes do Brasil, os índios da bacia do rio Amazonas fabricavam elaborados objetos de cerâmica, utilizavam técnicas produtivas eficientes e sustentavam organizações políticas complexas.
Em suma: não há dúvida de que esse livro, além de informativo, discute importantes questões no campo de pesquisa da América pré-conquista e que traz formidáveis descobertas e novidades sobre os índios da Amazônia antes de 1500.



Daniel Cunha é licenciado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), atual presidente do Fórum do Livro, Leitura e Literatura da cidade de São Leopoldo | RS e proprietário de uma livraria de livros usados desde 2007. E-mail para contato daniel.livraria@terra.com.br