quarta-feira, 4 de abril de 2012

“Ocidentalismo: o Ocidente aos olhos de seus inimigos” de Ian Buruma e Avishai Margalit

Mais novidades de nosso acervo! Chegou hoje o Livro “Ocidentalismo: o Ocidente aos olhos de seus inimigos” de Ian Buruma e Avishai Margalit*.


Esta é uma obra fundamental para entender as raízes históricas do terrorismo internacional. Em alusão ao livro 'Orientalismo', escrito há mais de 25 anos pelo autor árabe-americano Edward Said, os professores Ian Buruma e Avishai Margalit analisam uma genealogia de idéias geradas e exaltadas pelos autoproclamados inimigos do Ocidente, um conjunto de estereótipos que os autores denominam 'ocidentalismo'. Engana-se, no entanto, quem acredita que tais preconceitos têm origem no mundo islâmico. Na Alemanha de Hitler ou na Rússia do século XIX, no Japão, na China ou no Oriente Médio do século XX, 'Ocidentalismo' apresenta uma corrente de valores do ódio à cultura ocidental, da Contra-Reforma na Europa aos atuais movimentos de extremistas religiosos, passando pelos nacionalismos autoritários no Ocidente e no Oriente. Ao demonstrar que a atual 'guerra santa' do radicalismo islâmico é parte da nossa própria história, os autores nos brindam com um ensaio indispensável para a compreensão do mundo que emergiu após os ataques de 11 de setembro, em que é cada vez mais freqüente a ocorrência de atentados terroristas, homens-bomba suicidas e violentos protestos.

*Lembrando sempre que se trata de itens usados e esgotados, portanto sujeitos a disponibilidade em estoque e a diferentes formas de conservação. Para maiores informações sobre o material divulgado (como preço, estado de conservação, disponibilidade e formas de pagamento) entrar em contato com nossos vendedores. Fone: (51) 3037-7857 E-mail | MSN: livrariadotrem@terra.com.br