sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Selexyz Dominicanen - Maastricht, Países Baixos

É difícil montar uma livraria independente. Para fazer um negócio bem sucedido até a ajuda de Deus ao seu lado está valendo.

Talvez seja isso que os proprietários da livraria Selexyz Dominicanen estavam pensando quando decidiram abrigar o seu estabelecimento em uma catedral do século 13 dominicano no centro de Maastricht, na Holanda. Embora, na verdade, a catedral não tenha sido usada como um centro de culto desde que Napoleão fez a besteira de colocar o espaço aos seus serviços após ter invadidu Maastricht em 1794. Desde então, a catedral foi alternadamente abandonada, usada como um armazém e se transformou no que foi provavelmente o mais santificado estacionamento coberto de bicicletas do mundo.

Apesar do fato de que a catedral não tinha sido usada como centro religioso por mais de 200 anos, transformar o espaço em uma livraria foi um enorme desafio para os arquitetos. A lei municipal exige que a catedral devia ser completamente preservada, o que significa que modificações permanentes para a construção, de qualquer tipo, não seriam autorizadas!

Desta forma como você poderia criar uma livraria de três andares em uma catedral quando não se pode perfurar paredes ou anexar nada de carga para suas paredes? Os arquitetos fizeram um uso engenhoso de andaimes de aço negro. Estes andaimes suportam todas as estantes e as passarelas da livraria sem interferir na estrutura da Catedral. As prateleiras e os andaimes estão próximos às paredes da catedral sem tocá-las.

Adicione a isso um uso de bom gosto da iconografia religiosa (confira a tabela de leitura em forma de cruz na foto acima), um café agradável situado onde o coral da igreja cantou outrora, e uma série de recantos convidativos e confortáveis ​​áreas de leitura, e o resultado é uma livraria que é absolutamente divina.