sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Vamos desmontar o pinheirinho de Natal hoje!


Bom dia. Vocês sabiam que hoje, dia 06 de janeiro, é Dia de Reis?

Segundo a Bíblia, magos do oriente chegaram a Belém, na Judéia, para adorar o “rei dos judeus”, como havia sido profetizado. Eles foram guiados por uma estrela até o lugar onde estava o menino. Foi a primeira aparição do filho de Deus ao mundo, também chamada epifania.
Entre os orientais, eram conhecidos como magos os sábios ou eruditos. Os que visitaram Jesus recém-nascido possivelmente vinham da Arábia, tendo em vista os presentes ofertados: ouro, incenso e mirra, simbolizando a realeza, a divindade e a imortalidade.
Não há fundamento histórico ou bíblico sobre o número de magos, mas supõe-se um para cada dádiva. Beda, um cronista inglês que viveu entre 673 e 735 d.C., deu nome aos magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar.
Na Europa, os presentes são trocados nesta data. Tradicionalmente, é o dia de desmontar os presépios, árvores e guardar todos os enfeites natalinos.
Muitas comunidades no interior e no litoral do Brasil promovem o Reisado ou Folia de Reis, festa folclórica de origem européia que ganhou formas, cores e significados próprios aqui. Envolve música, dança, orações, com elementos específicos mais marcantes dependendo da região.
Os grupos fantasiados de reis, rainhas, soldados e palhaços visitam as casas, onde recebem comes e bebes, além de doações filantrópicas. Por isso, a data é conhecida também como Dia da Gratidão.