quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Literatura Desenhada


Por Raquel Cozer no Blog A Biblioteca de Raquel
 
O maravilhoso mundo dos links. Via SuperPunch, um desses blogs cujos feeds eu não lembrava ter assinado, cheguei ao Dharblr, tumblr cujo nome nem saberia pronunciar (dárbler, assim como tâmbler?), mas que me fez descobrir dois projetos de ilustração bacanas de uma vez só.

Um deles é o One Hour Drawing, de onde saiu o homenzinho das cavernas lendo "A Origem das Espécies" acima. O autor, Dustin Harbin (que também assina o Dharblr, porque essa gente adora se multiplicar em páginas na rede), se compromete a fazer cada desenho que posta no Flickr em uma hora (muitas vezes demora mais que isso, ele admite, nunca menos, porque sempre dá para melhorar até completar uma hora), a partir de palavras sugeridas pelos leitores. 

Alguns deles têm motivações literárias, e foi daí que tomei conhecimento do outro projeto, para onde eles foram feitos. Esse outro projeto é tão antigo, na verdade, mas tão antigo, que seria educado vocês fingirem que não é uma aberração eu só tê-lo conhecido agora.

Trata-se do Hey, Oscar Wilde! It's Clobberin' Time! (ei, Oscar Wilde! É hora do pau!), que publica ilustrações de uma infinidade de artistas interpretando seus autores, personagens e livros preferidos. Existe desde 1998 e está hoje em sua décima encarnação sem que eu tenha conhecido nenhuma das anteriores. O acervo é tão grande que eles têm uma monte de modelos de cabeçalho (basta atualizar o browser).

Seria mais legal só se eles não colocassem o título enorme com o nome do personagem/autor/história retratado, para dar a chance de a gente chutar. Alguns exemplos abaixo, para quem quiser tentar.


Legendas: 1) Arthur Conan Doyle, por Graham Annable; 2) "Carrie, a Estranha", de Stephen King, por Ryan Cody; 3) William S. Burroughs, por Ray Fawkes; 4) Berko Shemets, de "Associação Judaica de Polícia", de Michael Chabon, por Tom Fowler; 5) Don Delillo, por Sonny Liew