sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Black Sabbath - Black Sabbath (1970)





Lançado no dia 13 de fevereiro de 1970, o auto intitulado disco de estréia do Black Sabbath é um dos trabalhos mais influentes da música pesada, sendo considerado como o marco zero do Heavy Metal.

Porém no seu lançamento o álbum foi considerado muito "dark" para a época. Muito se deve a crueza da produção, aliada ao andamento lento e pesado das canções.

As letras giravam em torno de temas ocultos/sobrenaturais como na "figura de preto" que o baixista Geezer Butler afirma ter visto depois de acordar de um pesadelo, e que é retratada na faixa título.

Enquanto outras letras foram baseadas em obras literárias de cunho sobrenaturais como "Behind the Wall of Sleep"  que foi baseada numa história escrita por H.P. Lovecraft, enquanto a letra de "The Wizard" [já mais para o lado da fantasia] foi inspirada no personagem Gandalf de O Senhor dos Anéis.

Além das composições próprias, o álbum ainda trazia dois covers "Evil Woman" do Crow e "Warning" do Aynsley Dunbar Retaliation.

A assustadora foto da capa, que traz a modelo Louise segurando um gato preto em meio a uma paisagem tenebrosa, foi fotografada por Marcus Keef.